quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Pizzas que nos fazem felizes ;)

Olá a todos!


Hoje a receitinha é salgada, e o post do dia vão ser nada mais nada menos que pizzas caseirinhas! Em que tudo é feito do zero: massa e molho de tomate. Já faço pizzas caseiras há muito tempo, os lambões cá de casa apreciam ;), e durante todo este tempo já variei umas 3 vezes a receita da massa de pizza. Actualmente estou a usar uma receita de massa do nosso querido Jamie Oliver. Esta receita em particular, apesar de levar algum tempo a fazer, é relativamente fácil, e dá origem a uma massa do tipo "rústica". A massa fica durinha e crocante por fora, e fofa por dentro.  



Fazer pizzas caseiras, faz com que tenhamos controlo de todos os ingredientes que utilizamos, e isso permite que as pizzas sejam consideravelmente mais saudáveis. Por exemplo, relativamente ao molho de tomate, este é feito apenas a partir de um refogado de alho e azeite e de tomates frescos, e fica delicioso!


Quanto ao recheio, é dar asas à imaginação. Desta vez fiz duas pizzas diferentes. A primeira com: salsichas de frango, fiambre de peru e azeitonas pretas. A segunda com: atum, milho e azeitonas pretas. No entanto não existem regras podemos usar: chourição, bacon, ananás, ovo cozido, frango desfiado, cogumelos, entre muitos outros. Após colocar os ingredientes, cobrimos com o queijo mozzarela e polvilhamos com orégãos. Fica muito bom. Se nunca tentaram fazer pizza em casa experimentem, que não se vão arrepender!

Pizza Caseira

Massa de Pizza Rústica 
Receita adaptada do livro "As receitas que nos fazes felizes" do Jamie Oliver

500g de farinha de trigo tipo 55
25g de fermento fresco
1/2 c. chá de sal grosso

Numa tigela grande coloque a farinha, o fermento desfeito e o sal grosso. Abra uma  cova no centro, verta 335 ml de água morna e vá misturando lentamente, com movimentos de fora para dentro. Quando a massa estiver homogénea, amasse-a sobre uma superfície polvilhada com farinha durante 15 minutos (é normal que a massa "pegue" às mãos e um pouquinho à bancada, por isso não adicione farinha para além da polvilhada no balcão; à medida que for trabalhando a massa ela vai "pegar" menos no balcão e vai-se tornar mais elástica). Após trabalhar a massa durante 15 minutos coloque-a numa tigela levemente untada com azeite. Cubra com um pano de cozinha humedecido em água e deixe levedar num local aquecido durante 1 hora, ou até que a  massa duplique de volume. 
Quando a massa tiver duplicado o seu volume inicial, amasse-a de novo e divida-a em 2 bolas iguais (é normal que a massa perca o volume que tinha). Deixe-as levedar por mais 30 minutos num tabuleiro polvilhado com farinha e cobertas com o mesmo pano humedecido em água. 
Acabado o tempo, polvilhe o balcão com farinha e enfarinhe o rolo da massa, pegue numa das porções da massa e estenda no balcão com a ajuda do rolo da massa. Coloque a porção da massa estendida num tabuleiro de forno untado com azeite. Repita o processo para a outra porção da massa. 

Fase 1- Antes de levedar
Fase 1- Após levedar (1 hora)
Fase 2- Antes de levedar
Fase 2- Após levedar (30 minutos)

Molho de tomate

4 tomates médios
2 dentes de alho grandes
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Comece por picar os dentes de alho para uma panelinha, ponha um fio de azeite e refogue. Pele os tomates, corte-os em pedaços e junte ao refogado. Deixe que os tomates cozam um pouco e se desfaçam e de seguida passe o preparado com a varinha mágica. Tempere com sal e pimenta a gosto. 
Espalhe o molho de tomate a gosto sobre a massa já estendida no interior dos tabuleiros. 

De seguida é só rechear com os ingredientes que preferirem, espalhar meia embalagem de queijo mozzarela em cada pizza e polvilhar orégãos sobre o queijo. Leve ao forno pré-aquecido a 220º C durante aproximadamente 30 minutos. Durante o tempo de forno vá alternando as pizzas de posição para que cozam uniformemente.

Rende: 2 pizzas médias (4 porções)


Sem comentários:

Enviar um comentário