sábado, 29 de agosto de 2015

Tarte merengada de maracujá

Bom dia a todos ;)

Hoje trago-vos uma receitinha linda, de uma maravilhosa tarte merengada de maracujá! A partir do momento em que a minha querida amiga Ana Moço (que tem uns excelentes dotes culinários by the way!!) me veio orgulhosa mostrar o resultado da linda tarte de maracujá que tinha feito, fiquei com o bichinho da tarte de maracujá. E tinha de fazer uma! Andei a procurar receitas e mal vi esta...foi amor à primeira vista.


Apesar de ser um pouquinho trabalhosa e de exigir alguma paciência na confecção, experimentem, porque vale muito a pena. Sem falar do facto de ficar linda!


Esta tarte é uma tarte muito delicada, é constituída por uma base estaladiça e quebradiça, parecida com bolachinha amanteigada, por um interior cremoso e docinho de maracujá, e por uma cobertura de merengue fofinho e vistoso! Eu optei por não espalhar o merengue com a espátula e sim com o saco de pasteleiro, mas para quem não tem saco de pasteleiro poderá simplesmente espalhar com a espátula ou com uma colher, que ficará lindo na mesma!




Esta receita foi retirada do maravilhoso blog, que eu adoro, A cozinha coletiva, que nunca desilude =) 




Torta Merengue de Maracujá
ligeiramente adaptado do blog A cozinha coletiva 
 
Medida: Chávena com capacidade para 240 ml

para a base de amêndoas:
110g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
1/2 chávena de açúcar em pó
1 chávena de farinha de trigo
3/4 de chávena de farinha de amêndoas (amêndoas sem pele, torradas e moídas)
1/2 c. de chá de sal

para o creme de maracujá:
3/4 de chávena de açúcar refinado
1/4 de chávena de amido de milho
1 pitada de sal
1 e 1/4 de chávena de água morna
1/2 chávena de polpa de maracujá (aproximadamente 6 maracujás pequenos)
4 gemas levemente batidas
1/2 c. de chá de aroma de baunilha
1 c. de sopa de manteiga sem sal

para o merengue:
4 claras
O dobro do volume das claras em açúcar refinado
1/2 c. de chá de aroma de baunilha.

Prepare a massa:
Numa tigela grande, com a batedeira eléctrica, bata a manteiga com o açúcar até conseguir um creme claro e fofo. Rape bem as laterais da tigela e adicione a farinha de trigo, a farinha de amêndoas e o sal. Bata até conseguir uma mistura homogénea, parecida com areia húmida, mas que quando apertada na mão não esfarela.
Cubra o fundo e as laterais duma forma de tarte (ou redonda canelada 22cm ou rectangular canelada, 25x15cm) com esta massa, uniformemente, e pressione com as costas de uma colher para nivelar bem. Fure toda a massa com um garfo. Leve ao congelador durante 15 minutos, ou até endurecer. Pre-aqueça o forno a 190º C. Retire a forma do congelador, cubra com uma folha de papel vegetal e encha a cavidade por cima com feijões crus, para fazer peso e a massa não crescer. Leve ao forno durante 20 minutos. Retire a forma do forno e descarte os feijões e o papel vegetal. Deixe cozer por mais 10 minutos, até a massa ficar dourada. Retire do forno e deixe arrefecer.

Enquanto a massa coze, prepare o creme de maracujá:
Numa panela de fundo grosso, fora do lume, misture o açúcar, o amido e o  sal. Junte a água morna e a polpa de maracujá e mexa bem até tudo se dissolver. Adicione as gemas e misture bem para incorporar. Leve a panela a lume brando, mexendo sem parar, até a mistura ferver e engrossar. Continue a cozinhar durante mais dois minutos, mexendo sem parar, depois do creme ter começado a ferver.
Apague o lume e adicione a baunilha e a manteiga. Misture bem. Recheie a massa da tarte já cozida, com este creme. Reserve.

Bata o merengue:
Numa panelinha leve as claras com o açúcar a lume brando, misturando sem parar até o açúcar se dissolver completamente, mas sem ferver. Passe a mistura para a batedeira e bata até  a mistura arrefecer por completo e ficar branca e brilhante, formando picos firmes. Junte a baunilha e bata para incorporar. Espalhe o merengue sobre o creme de maracujá, com uma espátula ou com o bico de confeiteiro, como eu fiz.

Mantenha a tarte por pelo menos duas horas no frigorífico, antes de servir.
No momento de servir, retire a tarte do frigorífico e doure o merengue com o maçarico (ou colocando a torta em forno quente por uns 4 minutos, se não tiver maçarico).

Rend: uma torta de 22cm de diâmetro ou rectangular, de 25x15cm

Sem comentários:

Enviar um comentário