quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Cupcakes de laranja com cobertura de mascarpone e topping de coulis de frutos vermelhos

Olá a todos!

Hoje está um belo dia para mais uma receitinha! Desta vez uma mais elaborada! Uns maravilhosos e húmidos cupcakes (ou como diz a Margarida, "Tuptates" ;)) de laranja com recheio cremoso de mascarpone e com um topping azedinho de frutos vermelhos! Fiz esta receitinha para um almoço de família, para fazer as delícias dos mais novos! E foi um sucesso!




Descobri esta receita maravilhosa num blog que recentemente passei a adorar! O blog Migalha doce. É uma perdição. Tem bolos de camadas maravilhosos que enchem os olhos! E todas as receitas são fornecidas pela autora, para quem se quiser aventurar! =D Com certeza irei fazer mais receitinhas deste blog! 



Na receita original, o coulis é feito apenas com framboesas. Mas como tinha um restinho de mix de frutos vermelhos congelados, utilizei, e combinou perfeitamente. E para enfeitar...coloquei algumas das framboesas amarelinhas cá da horta =P Atrevam-se a experimentem! 




Cupcakes de laranja com cobertura de mascarpone e topping de coulis de frutos vermelhos
receita ligeiramente adaptada do blog Migalha doce 

Para os cupcakes de laranja:
125g de manteiga, à temperatura ambiente
150g de açúcar
190g de farinha s/ fermento para bolos
1 c. sobremesa de fermento em pó
2 ovos
sumo + raspas de 1 laranja média
1 c. sobremesa de aroma de baunilha
125ml de buttermilk*

Pré-aqueça o forno a 160ºC e forre 15 formas para cupcakes com a base em papel. Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme macio e esbranquiçado, cerca de 5 a 7 minutos. De seguida, acrescente os ovos um a um e depois a baunilha, o sumo e raspas de laranja. A massa vai ficar com um aspecto talhado, não estranhe. Adicione a farinha e o fermento previamente peneirados à mistura liquida em movimentos circulares, alternado com o buttermilk e sem mexer demasiado. Encha cada forminha a 2/3 da sua altura com a massa e leve ao forno por 15 a 20 minutos ou até o palito vir sem vestígios do bolo. Retire do forno e ainda mornos pincele com a calda de açúcar. Deixe arrefecer por completo antes de cobrir com o creme de mascarpone. 


*Para o buttermilk, basta juntar cerca de uma colher de chá de sumo de limão a 125ml de leite meio-gordo, mexer e deixar repousar num local morno por 10min. Isto vai criar uma mistura talhada.


Para a calda de açúcar:

60g de açúcar
60ml de água


Enquanto os cupcakes estão no forno prepare a calda, levando os dois ingredientes ao lume num tacho pequeno até o açúcar dissolver e ficar ligeiramente espesso.

Para o coulis de frutos vermelhos/framboesa:

100g de frutos verelhos/framboesas congelados
40g de açúcar
2 c. sopa de água
1 c. sobremesa de aroma de baunilha

Leve todos os ingredientes ao lume médio, num tacho pequeno até as framboesas se desfazerem, o açúcar dissolver e engrossar ligeiramente. Retire do lume e triture tudo com a varinha mágica. Deixe arrefecer antes de o colocar no frigorífico.


Para o creme de mascarpone:

250g de queijo mascarpone
100g de natas para bater, frescas
90g de açúcar em pó


Misture todos os ingredientes até se formar um creme homogéneo. Bata com a batedeira até ter a consistência pretendida. 

Para a montagem:

Coloque o creme num saco de pasteleiro com a ponta de estrela e faça um “swirl” na base de cada cupcake. Cubra com o coulis e decore com framboesas.

Rende: 15 cupcakes


Sem comentários:

Enviar um comentário