terça-feira, 15 de setembro de 2015

O molotof com caramelo da minha mãe!

Olá a todos =)

O que melhor para este tempinho chocho que uma receitinha nova? Desta vez a receita que vos vou dar é de um clássico intemporal da minha mãe! Um molotof simples com caramelo!


Eu sei que há muita gente que tem dificuldade em fazer um molotof perfeito....mas isso vai acabar ;) O molotof da minha mãe calha sempre bem! E eu vou-vos dar todos os passinhos da receita e todos os truques da minha mãe para que o vosso passe a sair no ponto =D


Depois de apanhar o jeito, um molotof é uma sobremesa que apesar de ser super rápida de fazer é maravilhosa. Todo ele fica com consistência de nuvem e com um sabor bom a caramelo. Faz-se rápido e desfaz-se na boca =D 


Fica com um aspecto maravilhoso e é uma forma excelente de aproveitar claras que sobram de sobremesas que apenas levam gemas, como por exemplo o pudim abade de priscos, uma receita já publicada no blog. 


A receita que vos vou dar é a que a minha mãe já faz há anos, e não faço a mínima ideia de onde ela a retirou, mas é infalível ;) O caramelo que usei é um caseirinho que faço, um dia destes dou-vos a receita, no entanto podem usar de compra. Experimentem!


Molotof simples com caramelo
Receita da minha mãe

Claras (quantas quiser usar - no molotof da fotografia usamos 15 claras)
Açúcar (1 c. de sopa de açúcar bem cheia por cada clara)
Caramelo q.b

Em primeiro lugar, como o molotof vai a cozer ao forno em banho maria, comece por encher um tabuleiro de beiradas altas com água, encha até ter 3 dedos de altura. Coloque este tabuleiro com água no forno e ligue o forno para pré-aquecer a 180ºC. De seguida coloque todas as claras numa tigela grande e bata com a batedeira eléctrica até que se comecem a formar picos acetinados. Comece a adicionar o açúcar, colher a colher, sempre a bater até acabar. E bata até que a mistura fique firme, branca e brilhante. Esta deve ficar firme ao ponto de virar a tigela e as claras não caírem. Quando atingir este ponto, o preparo esta feito. Passe a untar a forma de buraco onde vai colocar o preparo. Poderá untá-la de 2 formas: ou com caramelo, ou com manteiga e farinha. Neste caso a minha mãe untou a forma com manteiga e polvilhou com farinha, como se faz com os bolos. No entanto, em vez disso, poderá pincelar a forma com caramelo. Depois de untar a forma coloque o preparo de claras no seu interior e espalhe com uma espátula. No final, bata algumas vezes com a forma na bancada para que as bolhas que se tenham formado saiam e o molotof fique mais uniforme depois de cozer. Leve o molotof ao forno, colocando-o dentro do tabuleiro com água previamente colocado no forno a pré-aquecer. Segundo a minha mãe, o molotof coze um minuto por cada clara, sendo neste caso 15 minutos. No entanto, deixe-o cozer até ficar bem lourinho no topo. Após terminar o tempo de cozedura e ele estar bem douradinho, desligue o forno. Mas não tire o molotof de dentro do forno, senão ele murcha! Deixe a porta do forno apenas um bocadinho aberta até que o molotof arrefeça totalmente. Normalmente a minha mãe põe uma rolha de cortiça entalada na porta do forno e fica apenas com essa frincha. Após arrefecer totalmente, retire o molotof do forno e desenforme-o. Passe a pontinha de uma faca a toda a volta do molotof para que descole, e no centro também, e vire-o para o prato de servir. Regue-o com caramelo e leve ao frigorífico até servir. 
 




Sem comentários:

Enviar um comentário