quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Pão de alho caseirinho =D

Boa tarde a todos =D

Hoje trago-vos uma receitinha simples e bem saborosa! O meu pãozinho de alho caseiro! Já fiz esta receita tantas mas tantas vezes que perdi a conta. Quem é que não adora um bom pãozinho estaladiço e amanteigado acabadinho de sair do forno? Pois...é difícil! A verdade é que nunca conheci ninguém que não gostasse. Esta receitinha é ideal para fazer como acompanhamento/entrada de uma boa lasanha, massa, pizza, ou como foi o caso, a acompanhar umas gambinhas na chapa ;) 


O bom desta receita é que a base é sempre igual mas o recheio é à vontade do freguês! Desta vez fiz algumas fatias simples e decidi rechear outras com queijo camembert. Depois de levado ao forno a gratinar ficou delicioso. No entanto podem escolher pôr chourição e mozzarela, fiambre e mozzarela, o que gostarem mais. 


Usei um cacete francês cortado na diagonal para fazer estas fatias no entanto poderá usar qualquer tipo de pão, inclusive restos de pão seco do dia anterior ;) As fotografias em cima são do pãozinho antes de ir ao forno. As de baixo são do pão após ir ao forno gratinar (ficaram com qualidade um pouco inferior pois já não tinha luz natural).


Experimentem esta receitinha que não se vão arrepender ;) Ficam deliciosos!


Pão de alho caseiro

Pão seco/fresco q.b.
Margarina q.b.
2/3 dentes de alho picados
orégãos q.b.

Comece por fatiar o pão, de preferência na diagonal para ficar com um aspecto mais apelativo. Disponha as fatias num tabuleiro de forno. Reserve. Caso vá rechear cerca de 12 fatias de pão: numa frigideira coloque cerca de 80 gramas de margarina, 2 dentes de alho grandes picados e cerca de 1 colher de chá de óregãos. Leve a frigideira ao lume até que a manteiga derreta e o alho amacie. Retire do lume. Utilizando uma colher de chá recheie a superfície superior da fatia do pão com este preparo. Se preferir as fatias simples apenas resta levar ao forno. Caso prefira poderá rechear com fiambre e espalhar queijo mozzarela no topo, ou qualquer outro tipo de recheio à sua escolha. Pode preparar as fatias com antecedência e, na hora de servir, coloque o tabuleiro no forno pré-aquecido a 180ºC e deixe ficar até que o pão fique douradinho e estaladiço e o queijo gratinado.   
 

Sem comentários:

Enviar um comentário