terça-feira, 20 de outubro de 2015

Bolo de bolacha com molho de caramelo e pralinê de amendoim

Olá a todos =D 

A minha mãe já me andava a pedir um bolo de bolacha há imenso tempo, e de preferência um que levasse caramelo. Até me mostou uma receita que queria que lhe fizesse. E eu, como rica filha que sou, lá fiz =P

Bolo de bolacha já é uma sobremesa que eu e a minha mãe fazemos há muito tempo. Tudo começou com o bolo de bolacha que a minha mãe fazia quando eu era pequena. Era um bolo de bolacha clássico, que levava creme de manteiga e ficava com formato de flor devido ao facto de ser feito sem forma. As bolachas  maria embebidas em café eram empilhadas umas sobre as outras e entre elas camadas finas de creme. Lembro-me de ser pequenina e ajudar a fazer este bolo, sendo a minha função, na maioria das vezes, ou misturar os ingredientes ou embeber as bolachas no café. E daí podem concluir quem foi a culpada por cultivar esta minha fixação por culinária, doces e afins ;)
 
Mais tarde passei a experimentar outros tipos de bolo de bolacha, incluindo tarte gelada de bolacha, mas nada se compara a este bolo!



O recheio deste bolo é o básico: leite condensado com natas e café, e bolacha maria. O que realmente se destaca no bolo e o torna especial é o pralinê caseiro de amendoim e o molho de caramelo. O pralinê de amendoim não constava da receita original, e quem me deu essa ideia foi a minha amiga Ana... que quando fez esta receita (sim....porque a receita é tão apelativa que a Ana fez o bolo antes de mim ;)) lhe adicionou um pralinê de compra de amendoim. E como eu sou forreta...comprei amendoins com casca e inventei o meu próprio pralinê. E não é que ficou uma delícia?? Para o palato e para a carteira! 



Relativamente ao molho de caramelo...eu acho que não é preciso dizer muito...as fotografias dizem tudo! É um molho cremoso, aveludado e guloso com um sabor a caramelo suave e delicioso....sem dúvida a estrela do bolo! Mal o acabei de fazer e provei...fiquei deliciada. O sabor assemelha-se àqueles caramelos de leite espanhóis sabem? 


  
O bolo fica lindo. Ideal para servir como sobremesa em jantares ou almoços de família. Aqui em casa foi um sucesso e a mãe adorou!
Esta última fotografia foi tirada sem luz do dia...daí a alteração da cor. Mas era só para verem o aspecto da fatia. Espero que gostem ;)


Bolo de bolacha com molho de caramelo e pralinê de amendoim
Receita ligeiramente adaptada do blog boguitareceitas

Para o bolo:
1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas frescas para bater
5 folhas de gelatina incolor
Bolachas Maria q.b. (usei aproximadamente 2 pacotes)
1 colher de chá de café solúvel em pó 
Café forte (liquido) q.b.


Comece por colocar as folhas de gelatina de molho em água fria. Com uma batedeira eléctrica, bata muito bem as natas até estarem firmes. Adicione aos poucos o leite condensado às natas batidas, batendo sempre. Adicione a colher de café solúvel e bata até que o café se dissolva completamente. Por fim, escorra bem as folhas de gelatina espremendo-as com as mãos e leve-as ao microondas numa tigela, uns segundos, até que derretam completamente. Adicione as folhas de gelatina derretidas ao preparado, pouco a pouco e batendo sempre, até que fiquem bem misturadas.

Num prato de bolos, coloque um aro de forma amovível no centro, se não tiver, use uma forma com fundo amovível de beiradas altas e monte o bolo directamente na forma. O que eu fiz foi forrar o fundo duma forma de fundo amovível com película aderente, para depois poder desenformar. No entanto, podem escolher não desenformar e servir o bolo sem retirar o fundo da forma. Comece por colocar uma pequena camada de creme para o bolo aderir ao prato. Vá embebendo as bolachas no café liquido (sem as deixar amolecer muito para não partirem), e formando camadas de bolacha alternadas com camadas de creme. Devendo a última camada ser de creme. Leve ao frigorífico se possível de um dia para o outro ou da manhã para a noite para ganhar consistência.

Para a cobertura:
150g de açúcar
1 c. de sopa de manteiga
125ml de natas para bater

Coloque o açúcar numa panelinha e leve ao lume brando até  ficar com cor de caramelo, mexendo de vez em quando. Retire do lume, adicione a manteiga e mexa muito bem até uniformizar. Adicione as natas em fio, mexendo rapidamente com uma vara de arames. Deixe arrefecer completamente.

Para o Pralinê:
50g de amendoins descascados
30g de açúcar
1 pitada de sal

Comece por triturar ligeiramente os amendoins num processador. A ideia não é ficar em pó e sim em pedacinhos pequeninos. Coloque o açúcar numa frigideira pequenina ao lume brando e deixe até que se forme caramelo. Quando isso acontecer retire do lume, adicione a pitada de sal e os amendoins triturados e envolva bem. Deite esta mistura para cima duma folha de papel vegetal e deixe secar e arrefecer completamente. Após arrefecido, embrulhe os amendoins em caramelo num paninho e bata com um rolo da massa até que os pedaços grandes se desfaçam e se forme uma granulado fino de amendoim como se vê na fotografia.


Após o bolo ter refrigerado e tudo estar preparado, desenforme o bolo, passando uma faca de bico fino pelas laterais da forma. Polvilhe as laterais do bolo com o pralinê e por fim coloque o molho por cima, que vai escorrer pelas laterais. Mantenha no frigorífico até servir. 



1 comentário: