domingo, 25 de outubro de 2015

Bolo de camadas de baunilha com recheio de chocolate e cobertura de oreo para o aniversário do namorado!

Olá a todos ;)

Hoje o post é de um docinho mais complexo! Desta vez trago-vos um bolinho de camadas que fiz para o jantar de aniversário do namorado este sábado!
Já tinha feito bolos de camadas mas nunca com esta complexidade! O máximo que tinha feito era um bolo de 3 camadas, daqueles com aspecto escangalhado, que se ficar torto e feio não interessa, porque fica bonito na mesma! Mas desta vez decidi arriscar e ir por um caminho diferente.
A minha fonte de inspiração e guia para este lindo bolinho foi blog Migalha Doce. Quero agradecer à autora do blog por toda a ajuda e orientação incansável nos preparativos para a confeção do bolo =D e pelas receitas maravilhosas tanto da massa como do recheio e cobertura. Muito obrigada, ficou excelente! 


Com o objectivo de obter um bolinho estreito e alto, tal como os que são feitos no blog Migalha Doce, utilizei forminhas de diâmetro menor. Para os bolos de baixo, utilizei forminhas de 16cm de diâmetro e para o de cima de 12cm de diâmetro! A base levou 2 bolos, que, divididos a meio, deu origem a 4 camadas. O topo 1 bolo, que deu origem a duas camadas. No entanto podem usar formas mais largas, e obtêm bolos mais baixos e mais largos.


A massa do bolinho é uma massa de baunilha amanteigada e deliciosa. Que tem uma textura ideal para ser manipulada em bolos de camadas. 


O recheio do bolinho é de chocolate e a cobertura é de oreo. Para a confecção destes utilizei a mesma base: uma receita de swiss merengue buttercream. A metade da quantidade adicionei chocolate derretido e à outra metade oreos trituradas!


Para enfeitar nada melhor que umas mini-oreos =D! A combinação dos sabores da massa como recheio e a cobertura ficou sobreba! 




O bolinho foi um sucesso, tanto pelo seu aspecto visual como pelo sabor e texturas =) O namorado adorou! Que tal? Atrevem-se a experimentar?


Bolo de camadas de baunilha com recheio de chocolate e cobertura de oreo
Receita do blog Migalha Doce

Para o bolo de baunilha:
(2 bolos de 16cm de diâmetro + 1 bolo de 12cm de diâmetro)
450g de açúcar 
450g de manteiga, à temperatura ambiente 
9 ovos 
450g de farinha de trigo c/ fermento para bolos
1 c. de sobremesa de aroma de baunilha
1 pitada de sal
1 c. de sobremesa de fermento em pó
   
Pré-aquece o forno a 175ºC e forre duas formas com 16cm e uma com 12cm de diâmetro com papel vegetal, tanto no fundo como nas laterais. Numa taça grande junte a manteiga com o açúcar, a baunilha e o sal, bata com a batedeira eléctrica até ficar num creme fofo e esbranquiçado, cerca de 10 minutos. 
Numa taça pequena à parte bata ligeiramente os ovos (utilizando um garfo) e vá juntando à mistura anterior aos poucos. Bata até ficar um creme homogéneo. 
Peneira a farinha sobre esse creme e envolva com uma espátula em movimentos circulares de cima para baixo, sem mexer demasiado. 
Divida a massa entre as formas, alisando um pouco a mesma e tentando que fique a mesma altura de massa nas 3 formas. Leve ao forno por cerca de 1 hora ou até o palito vir sem vestígios do bolo. 
Retire os bolos do forno, deixe-os repousar ainda na forma por 10 minutos, e só depois desenforme. Transfira os bolos para uma grelha de cozinha. Deixe-os arrefecer por completo antes de os dividir ao meio e de os cobrir com o creme. 

Para o swiss merengue buttercream:
6 claras
300g de açúcar normal branco
1 pitada de sal
470g de manteiga s/ sal amolecida (ou seja, à temperatura ambiente, cerca de 2h fora do frio)

1c. de sobremesa de aroma de baunilha 
150g de chocolate derretido em banho-maria (já arrefecido)
Meio pacote de bolachas Oreo (trituradas)

Numa panela comece por aquecer água. Na taça metálica da batedeira junte as claras, o açúcar e o sal, leve a banho-maria sem parar de mexer (não deixando nunca a taça tocar na água, para não aquecer em demasia) até o açúcar dissolver, cerca de 3min. Transfira a taça para a batedeira e começe por bater na potência média e a pouco e pouco vá aumentando a potência até atingir o máximo. Bata as claras até ficarem brilhantes e formarem picos firmes, cerca de 10min. 
Antes de juntar a manteiga, a taça tem que estar completamente fria, não pode estar morna. Um dos truques da Migalha Doce é enrolar um pano húmido à volta da taça, isso ajuda a que arrefeça mais depressa. Assim que a taça estiver fria ao toque, reduza a potência para a velocidade média e vá adicionando a manteiga aos poucos, sempre a bater. Deixe bater, sem parar, por cerca de 10-15min, até obter um creme liso e macio. Adicione, por fim, o aroma de baunilha e volte a bater.
De seguida, separe o creme em duas partes iguais, em recipientes diferentes. Numa das partes do creme, adicione as bolachas oreos trituradas, bata bem para misturar, com a batedeira, e reserve. Na outra parte verta, pouco a pouco, o chocolate derretido já frio e bata até incorporar.  Leve ambos os cremes um pouco ao frio antes de barrar o bolo.

Para a montagem:
5 Pinos de madeira (opcional)
base de cartão de 11cm de diâmetro (opcional)
1 caixa de mini-oreos

Comece por dividir os três bolos e duas partes cada um. No prato de servir coloque uma das metades do bolo de 16cm besuntada na sua superfície inferior com um pouco de creme para que fique fixo. Recheie com o creme de chocolate e no topo coloque a outra metade de 16cm. Faça isto com as outras duas metades. Tenha atenção ao posicionamento das camadas. A última camada deverá estar nivelada. Para isso poderá jogar com a espessura do creme entre camadas. 
Num prato ao lado posicione a base de cartão de 11cm. Besunte a base de cartão com um pouco de creme e coloque uma das metades do bolo de 12cm em cima da base de cartão, centrada. recheie com o creme de chocolate e cubra com a outra metade. 
De seguida, cubra ambos os bolos com o creme de oreo, utilizando uma espátula comprida. Reserve um pouco de creme para o passo seguinte de colagem das bolachas. Leve ambos os bolos ao frigorífico cerca de 40 minutos, para que o creme endureça um pouco. 
Retire os bolos de frigorífico e corte os pinos de madeira no tamanho da altura do bolo maior. Insira os pinos de madeira no centro do bolo maior, fazendo com que eles fiquem posicionados em círculo, com diâmetro de aproximadamente 10/11cm, de forma a que a base de cartão do bolo pequeno assente nestes, servindo de pilares de sustentação para o bolo de cima. Posicione, com a ajuda de uma espátula, o bolo pequeno no topo do maior, centrado.
Por fim, decore o bolo. O que eu fiz foi retirar o recheio às mini-oreos e colá-las às laterais do bolo (utilizando para isso um pouco do creme de oreo em cada metade de bolachinha). Além disso, utilizei o que restou do creme de chocolate e enfeitei a base de cada bolo, com um saco de pasteleiro. Mas a decoração fica ao critério da imaginação de cada um.

Rende: cerca de 26 porções

 

 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário