quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Baba de camelo

Bom dia gulosos ;)

Desta vez trago-vos uma receita fácil! Mais simples era impossível. Que é ao mesmo tempo um clássico e uma das sobremesas favoritas de muito boa gente, incluindo do meu pai! Estamos a falar da baba de camelo =D


Antes de haver leite condensado cozido à venda, o processo de fazer baba de camelo era muito mais chato. Implicava cozer uma lata na panela de pressão, esperar que arrefece-se, e só depois fazer a baba de camelo. O que exigia um planeamento prévio da confecção da sobremesa. Agora, fazer baba de camelo tornou-se um processo muito mais espontâneo. A partir do momento em que começaram a existir à venda latas de leite condensado cozido, que temos sempre em casa uma latinha de reserva....caso surja uma gula inesperada.


E tendo essa latinha de leite condensado cozido, a baba de camelo faz-se num ápice. Depois é só levar a refrescar ao frigorífico e tcharan! Sombremesa feita ;)

 
Neste caso salpiquei por cima com bolacha torrada ralada, no entanto podem por nozes picadas, bolacha maria, amêndoa picada... etc. A receita é bastante antiga, por isso não faço a mínima ideia de onde a tirei. 



Estas fotografias foram tiradas antes da baba de camelo ir refrescar ao frigorífico, por isso ainda não tinha ganho a consistência final... no entanto já podem notar aquele aspecto peganhento e tão característico da baba de camelo. Depois de ir ao frigorífico fica ainda melhor. 

Não hesitem em experimentar porque vale muito a pena ;)



Baba de camelo

1 lata de leite condensado cozido
4 ovos (4 claras + 2 gemas)
1 c. de chá de sumo de limão
nozes picadas/bolacha picada/amêndoa picada q.b.

Comece por verter o leite condensado cozido para um recipiente e mexa bem até que este fique cremoso e sem grumos. Separe as claras das gemas. Adicione 2 gemas ao leite condensado e mexa bem, até o preparado ficar uniforme. De seguida bata as claras em castelo. Adicione 1/3 das claras em castelo à mistura do leite condensado e mexa até uniformizar. Junte as restantes claras e desta vez envolva cuidadosamente, para que perca a menor quantidade de ar possível. Deite o sumo de limão e envolva novamente para misturar. 
Verta a baba de camelo para 4 copinhos de servir e porvilhe com o topping que escolheu. Leve ao frigorífico até servir (pelo menos 1 hora).

Rende: 4 taças

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário