quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Crumble de maçã e caramelo para estes dias mais frios!

Olá a todos ;)

Desta vez a receita é de um docinho reconfortante, ideal para estes dias mais frios, húmido por dentro e com uma crosta crocante e amanteigada, que se come ainda morninho. Uma delícia de outono, o crumble de maçã!  Já descobri esta maravilha há algum tempo, e tive a oportunidade de ter experimentado receitas diferentes. No entanto, esta receita que vos dou, foi a que mais me agradou por duas razões: o açúcar ser caramelizado, o que dá à maçã um sabor a caramelo delicioso e subtil, e a massa da cobertura levar flocos de aveia, o que torna a crostinha mais crocante e saborosa. 


É a sobremesa ideal para fazer em dias frios, à última hora quando queremos um docinho, e para visitas inesperadas, pois come-se ainda quente. Poderá servir acompanhado de gelado de baunilha ou/e chantilly caseiro ou de compra. Ou então...comer simples como eu ;)



É tão fácil de fazer....e o namorado adora =D. Experimentem que não se vão arrepender!



Crumble de maçã e caramelo

Para a base de maçã:
4 maçãs granny smith
2 c. de sopa de manteiga sem sal
3 c. de sopa de açúcar demerara (usei amarelo)
1 c. de sopa de açúcar normal
1 c. de sopa de vinho do porto
1 c. de café de canela

Aqueça o forno a 180ºC. Descaque e descaroce as maçãs. Corte-as em cubos pequenos. Numa frigideira anti-aderente coloque a manteiga e os dois tipos de açúcar e cozinhe em lume brando até o açúcar se dissolver e ficar cor de caramelo. Junte as maçãs e a canela e deixe cozinhar em lume brando até as maçãs ficarem molinhas e douradas (cerca de 7 minutos). Coloque este preparo num pirex ou em ramequins individuais e reserve.

Para a cobertura:
150g de farinha s/ fermento
100g de flocos de aveia
120g de manteiga s/ sal cortada aos cubinhos
150g de açúcar demerara (usei amarelo)
1 c. de café de canela

Para a cobertura misture todos os ingredientes com a ponta dos dedos até a mistura ficar com textura de areia molhada. Não deve apertar a massa com as palmas das mãos pois, desta forma, a manteiga irá derreter com o calor das mãos. Distribua o preparado sobre a base de maçã, salpicando como se fossem migalhas, sem nunca amassar ou condensar. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos, ou até que doure. Sirva ainda quente/morno, acompanhado de gelado de baunilha e/ou chantilly, ou simples. 

Rende: Aproximadamente 5 porções. 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário