quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Muffins de abóbora com swirl de nutella

Olá a todos ;)

Esta semana trago-vos uma receita que já tenho em lista de espera para fazer há algum tempo. Já tinha a nutella compradinha e tudo, à espera...mas meteram-se as festas e fui adiando! 
Esta receita chamou-me à atenção pela conjugação de sabores da massa de abóbora com a nutella, que no fundo é uma variação da versão tradicional do bolo de cenoura com chocolate maravilhoso publicado pela querida amiga Ana Moço no seu novo blog: annie's kitchen =D Aproveito a ocasião para felicitar-te Ana por teres aderido à blogosfera dos doces!!! Bem vindaaaa! E convido-vos a visitar este novo blog já recheado de coisas maravilhosas!
Voltando aos muffins...só tenho a dizer que são DELICIOSOS! A massa não muito doce e fofinha contrasta lindamente com o doce e com a humidade da nutella! Desapareceram num ápice cá em casa e já me estão a pedir uma segunda dose. 
Além disso são super fáceis e rápidos de fazer! Dá para acreditar?? 






 
Muffins de abóbora com swirl de nutella
(Receita retirada do blog "The Novice Chef")

 Medida = chávena com capacidade para 240 ml 

2 chávenas de farinha sem fermento para bolos
1 c. de chá de bicarbonato de sódio
1 c. de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 chávena de puré de abóbora*
1/2 chávena de açúcar granulado
1/2 chávena de açúcar mascavado
1 ovo
2 c. de sopa de óleo vegetal
2 c. de sopa de leite
1 c. de chá de aroma de baunilha
Nutella q.b. 

Comece por preparar o puré de abóbora. 
Pré-aqueça o forno a 180ºC. 
Numa taça média misture os ingredientes secos: farinha, bicarbonato de sódio, fermento e sal. Reserve. À parte, numa taça grande, misture o puré de abóbora com os dois tipos de açúcar. A esta mistura junte o ovo, o leite, o óleo vegetal e o aroma de baunilha e mexa bem. Adicione gradualmente a mistura dos ingredientes secos e bata apenas até que a massa esteja uniforme. 
Forre com forminhas de papel um tabuleiro de cupcakes (ou formas de metal para queques) e encha cada forminha até 2/3 da sua capacidade. Coloque no centro de cada muffin uma colher de chá de nutella e deslize um palito na massa e na nutella para criar o efeito de swirl (caso a nutella esteja muito densa, leve a quantidade de nutella que vai utilizar um pouco ao microondas para que fique mais suave). Leve os muffins ao forno cerca de 14-16 minutos, ou até que um palito inserido na massa saia seco. Sirva frios ou morninhos.

Rende: 12 muffins

*Puré de abóbora: corte em cubos e pese 1 kg de abóbora descascada. Coza a abóbora em água com uma pitada de sal. Quando estiver cozida escorra toda a água e envolva a abóbora num pano e deixe arrefecer e escorrer o excesso de líquido. Quando fria esprema a abóbora dentro dum pano para que a água em excesso saia, coloque a abóbora escorrida num recipiente e triture com a varinha mágica. Meça 1 chávena do puré de abóbora. 

 

 

2 comentários: