quarta-feira, 29 de junho de 2016

Bolo impossível de caramelo

Boa tarde a todos 

Se havia uma coisa que eu nunca tinha experimentado fazer... era bolo pudim! E um dia destes, ao passear pelo maravilhoso blog Coco e Bauninha, que adoro, vi uma receitinha de bolo pudim que guardei de imediato para fazer. 
Adorei fazer este bolinho, principalmente pela "magia" que acontece dentro do forno, pois as massas do pudim e do bolo vão na mesma forma e além de não se misturarem invertem de posição durante a cozedura!! E no final temos 2 camadas perfeitamente distintas e delimitadas de bolo e de pudim =D =D Fiquei maravilhada! Além disso achei a mistura de sabores e texturas uma delícia, ideal para este tempo assim mais quentinho pois o bolo come-se fesquinho! Espero que gostem =)





 Bolo impossível de caramelo
 (receita retidada do blog "Coco e Baunilha")

Caramelo:
100g de açúcar

Bolo de Chocolate:
2 ovos
70g de açúcar
80ml de leite
120g de farinha
2 c. de sopa de cacau
1 c. de sobremesa de bicarbonato de sódio
80g de manteiga, derretida
1 c. de café de sal fino

Pudim:
3 ovos
300ml de leite condensado
300ml de leite
1 vagem de baunilha, raspada (ou 1 c. chá de extracto)

Prepare uma forma c/ cerca de 20 a 22cm, de preferência de buraco e prepare um tabuleiro ou forma com água para o banho-maria. Pré-aqueça o forno a 180ºC e coloque o tabuleiro com a água lá dentro de imediato para a água ir aquecendo junto com o forno.

Leve ao lume o açúcar num tachinho de fundo espesso com uma colher de sopa de água (pode colocar umas gotas de sumo de limão para o açúcar não cristalizar). Deixe derreter sem mexer até obter um caramelo de cor clara.
Verta o caramelo na forma e espalhe um pouco à volta. Caso prefira, poderá usar caramelo de compra.

Entretanto prepare o bolo de chocolate. Misture numa taça os ingredientes secos (farinha, bicarbonato, cacau e sal). Bata os ovos com o açúcar e a baunilha. Junte o leite e mexa. Incorpore os ingredientes secos e mexa até ficar homogéneo. Por fim adicione a manteiga derretida e mexa. Verta a massa na forma e reserve.
A seguir, bata os ingredientes do pudim no liquidificador ou robot de cozinha (ou com a vara de arames). Verta muito delicadamente a mistura do pudim por cima da massa de chocolate, usando uma colher ou espátula para diminuir o impacto.
Coloque no forno, em banho-maria, durante 45 a 60 minutos. A meio do tempo tape a forma com papel de alumínio para não tostar o bolo por cima. Teste com um palito que sairá quase seco. Deixe arrefecer na forma e reserve uma noite no frigorífico (dentro da forma). Antes de desenformar passe uma faca fininha nas laterais da forma e mergulhe a forma em água a ferver, de forma a derreter o caramelo e desenforme para um prato.




Sem comentários:

Enviar um comentário