domingo, 4 de dezembro de 2016

Couscous de legumes salteados com ovo escalfado

Olá

Hoje a receita que vos trago é uma receita muito simples e saudável. Prática para almoços ou jantares leves em que não querem perder muito tempo. É ideal para o inverno porque no fundo acaba por funcionar como uma "saladinha" quente e reconfortante, carregadinha de coisas boas! 
Faço imensas vezes couscous desta forma, a maior parte das vezes a pedido da minha mãe que adora. É extremamente simples de fazer e a parte boa é que não necessitam de se prender à receita. Usem os legumes que têm em casa e optem por legumes fáceis de cozinhar se os forem apenas saltear com azeite e alho como eu faço. Legumes de cozedura mais difícil deverão ser cozidos antes para que não fiquem demasiado rijos. 
Experimentem =)








Couscous de legumes salteados com ovo escalfado


240g de couscous
300ml de água 
1 alho francês limpo e fatiado
Pimento vermelho q.b. cortado em pedaços
Pimento verde q.b. cortado em pedaços
150g de cogumelos frescos à escolha, fatidos
Couve coração fatiada fininha
3 ovos
2 dentes de allho grandes, picados
2 colheres de sopa de azeite
Sal, cominhos, pimenta preta, a gosto

Comece por cozer os couscous. Coloque a água numa panela pequena, tempere com sal e deixe ferver. Após ferver verta o couscous para a panela, mexa com um garfo e tape de imediato. Deixe repousar durante pelo menos 5 minutos para que o couscous coza. 
Enquanto isso salteie os legumes. Numa frigideira grande coloque o alho picado e o azeite e deixe refogar um pouco. Adicione de seguida todos os legumes devidamente lavados e cortados. Poderá usar maior quantidade ou diferentes tipos de legumes a gosto, incluindo cogumelos ou milho enlatado, courgette, beringela, couve roxa, couve lombarda, o que preferir. Deixe os legumes saltearem durante pelo menos 10 minutos em lume brando e por fim tempere com sal, pimenta preta e cominhos a gosto. 
Verta o couscous cozido para uma travessa e desfaça com um garfo até que este fique soltinho, junte-lhe os legumes e distribua uniformemente misturando bem.
Por fim escalfe os ovos numa panela ou frigideira com àgua quente, tempere-os com um pouco de pimenta preta e/ou sal e coloque-os por cima do couscous. Sirva quentinho!

Serve: 3 pessoas 





Sem comentários:

Enviar um comentário