domingo, 29 de janeiro de 2017

Medovik Cake - Russian Honey Cake

A minha mãe tem uma tendência para gostar de bolos com fruta. Aquele típico bolo, com massa de pão de ló fofinha e húmida, recheio de chantilly e/ou creme de pasteleiro cremoso e frutas fatiadas é golpe certeiro garantido! Era nessa zona de conforto que eu ia ficar quando estava a escolher a receitinha de bolo que ia fazer para o seu dia de  aniversário pois sei que lhe agradaria e no fundo é para isso que eu cozinho.. para ter o prazer de presenciar a satisfação das pessoas para quem cozinho! 

No entantooo andava a passarinhar pelo facebook e vi uma publicação do Célio Alves do blog Sweet Gula que eu ADORO, com um bolo de aspecto rústico, peculiar e tão guloso que não resisti! Este bolo tinha dois ingredientes que adoro: leite condensado cozido... e mel! 
A mãe também é super fã de leite condensado cozido e então nem hesitei! E não estou nada arrependida. Gulosos.... é das melhores receitas de bolo que já fiz. Resultou num bolo de 8 camadas finas e fofinhas com um sabor maravilhoso a mel e açúcar amarelo, recheadas e cobertas com um creme suave de leite condensado cozido (doce de leite) irresistível! Foi um sucesso e toda a gente adorou. É de certeza para repetir e repetir e repetir.... Peço desculpa por não ter tirado fotografia da fatia de bolo com o bolo aberto.... mas... não deu tempo ;) hihihi




 
Medovik Cake- Russian Honey Cake
(receita ligeiramente adaptada do blog "Sweet Gula")

Recheio:
1 lata de leite condensado cozido
100 g de manteiga (temperatura ambiente)
 
Massa do bolo:
225 g de manteiga amolecida
85 g de mel 
180 g de açúcar amarelo
3 ovos
325 g de farinha s/ fermento
1 c. de sopa de bicarbonato de sódio
80 g de nozes


Comece por preparar o creme do recheio, batendo muito bem o leite condensado cozido com a manteiga à temperatura ambiente até obter um creme liso e macio. Tape com película aderente e, se necessário, leve ao frio para ganhar alguma consistência.
Pré-aqueça o forno a 170ºC.
Forre 2 tabuleiros de forno com papel vegetal, unte o papel com manteiga e reserve.
Misture a manteiga com o mel e leve a derreter ao microondas. Junte o açúcar e bata alguns minutos.
Sem deixar de bater, junte os ovos, um de cada vez.
Adicione a farinha previamente peneirada juntamente com o bicarbonato e envolva bem com uma espátula até todos os ingredientes estarem bem ligados.
Espalhe metade da massa sobre o papel vegetal e alise bem com uma espátula, distribuindo a massa pelo tabuleiro. Repita o processo para a restante massa.
Leve ao forno cerca de 10 minutos ou até que o bolo comece a ficar dourado.
Use a base de uma forma como molde e com uma faca corte discos de massa do mesmo tamanho. Eu usei uma forma de 16 cm e outra de 12 cm e consegui cortar dois discos de massa de 16 cm e dois discos de massa de 12 cm em cada tabuleiro, perfazendo quatro camadas de bolo de cada diâmetro.  Na receita original o Célio apenas corta 2 discos de massa de 18 cm em cada tabuleiro, dando origem apenas a um bolo de 4 camadas de 18 cm de diâmetro. Façam como preferirem.
Coloque as aparas de massa que sobraram do bolo num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve mais alguns minutos ao forno para que sequem um pouco.
Coloque as aparas juntamente com as nozes num triturador ou robot de cozinha e triture.
Coloque um disco de bolo sobre o prato de servir e espalhe um pouco do recheio, alisando com uma espátula (se o creme começar a escorrer pelas laterais isso não será um problema, no final todo o bolo será coberto com o creme e todas as imperfeições desaparecerão).
Repita a operação com os restantes discos de massa e até terminar o creme, cobrindo também a superfície e as laterais do bolo.
Sobre o creme espalhe a mistura de bolo e noz cobrindo todo o bolo.
Reserve no frio até à hora de servir.

1 comentário: